quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Salvando as Espécies

                                  Salvando as Espécies

      Trabalho realizado com os alunos do 3º ano do 1º ciclo A.
     Iniciamos relembrando a passagem da Bíblia Gênesis 6:14.
       http://www.bibliaon.com/versiculo/genesis_6_14/
    Na sequência assistimos o filme "A volta do todo Poderoso'.

   Os alunos fizeram pesquisa na internet, sobre o gênero dos animais escolhidos por eles, figuras de animais para pintar e pesquisa de alguns animais exóticos.
   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/a-arca-de-noe-para-colorir/1.jpg
   http://lh4.ggpht.com/_oVIb2r2qpkc/SdoLkM_p-bI/AAAAAAAAFUk/HVvTovma1iI/s400/ScannedImage-6a.jpg

OLHA A TURMA TRABALHANDO.





Alunos na construção da Arca de Nóe após a pesquisa realizada.




 
 Animais Exóticos
     Animais exóticos escolhidos pelos alunos para a postagem no blog.




Um dragão folha, pronto pra se esconder no meio de algas.

    Os dragões-marinhos são peixes marinhos, da mesma família dos cavalos-marinhos,ae, e se apresentam em duas variações, que são as suas duas espécies: Phyllopteryx taeniolatus, popularmente conhecidos como“dragões-marinhos simples” ou “dragões-marinhos de folhas simples” (weedy sea dragons) e Phycodurus eques, popularmente conhecidos como “dragões-marinhos folhados” (leafy sea dragon). Essa distinção provém do fato de que os segundos possuem em sua cabeça, em seu dorso e cauda, muitas terminações idênticas a algas marinhas, e, os primeiros, quase desnudos, com poucas, semelhantes a folhas de árvores.


Bico-de-tamanco ou Shoebill
   ALIMENTAÇÃO: Principalmente carnívoro; peixe como lungfish, tilapia, e bichirs. Também se alimentam de pequenos répteis como cobras d' água, rãs, lagartos, e tartarugas pequenas. 
   STATUS: Vulnerável, protegido por lei na África. População atual entre 8 e 10 mil. ALTURA: 115 a 140 cm. BICO: 30 cm de comprimento e 12.7cm de largura. Possui o formato de um tamanco de madeira.TEMPO DE VIDA: até 30 anos em cativeiro.
   DESCRIÇÃO: Machos e fêmeas são semelhantes em cor e aparência, os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e com bico mais longos. Ambos têm penas cinzentada e com topetes brancos que aderem atrás e fora da cabeça. Bico possui uma cor bronzeada e pode ter manchas grandes. As pernas são longas e magras.
                          Aie-aie primata
   O aie-aie, também ai-ai ou aye-aye (Daubentonia madagascarienses) é um primata endémico de Madagascar. É o único representante vivo da família Daubentoniidae. Noturno e arborícola, possui pelo negro e um dos seus dedos é maior, que usa para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores. Os seus olhos são grandes e possui boa visão noturna. 




   O Blobfish (Psychrolutes marcidus) é um peixe que habita as águas profundas das costas do continente australiano e Tasmânia (peixe bolha não é uma tradução oficial). Devido à inacessibilidade de seu hábitat, é raramente visto por seres humanos (ainda bem!). São encontrados em profundidades onde a pressão é dezenas de vezes superior ao nível do mar. Para se manter flutuante, a carne do Blobfish é essencialmente uma massa gelatinosa com uma densidade ligeiramente menor do que a água, o que permite que o peixe a flutuar acima do leito marinho (tá explicado o porquê dessa geleia toda ).

Um comentário: